Programação do Festival de Artes de Areia será divulgada nesta sexta-feira
A programação do 14º Festival de Artes de Areia será divulgada nesta sexta-feira (19), às 9h, em coletiva de imprensa no auditório da PBTur, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Chico César, representantes da prefeitura de Areia e convidados. O Festival será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-PB), no período de 29 de julho a 4 de agosto, na cidade de Areia, Brejo paraibano.
De caráter multicultural, o festival reúne mais de 100 atividades, distribuídas em oito linguagens artísticas, contemplando artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Comporão a programação, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Além da programação artística, o evento ainda contará com atividades voltadas a debater outras áreas da cultura, como Arte Contemporânea, Economia Criativa e Cidadania Feminina.
Em todas as áreas haverá atrações de abrangência nacional, regional e local. Participam da programação, grupos e artistas de diversas localidades do país, selecionados através de curadoria em conjunto com edital de chamamento público lançado pela Secult-PB.
Em sua 14ª edição, o festival terá como tema “Paraíba Feminina de Cultura”, dando ênfase ao protagonismo feminino na sociedade e nas artes. “Vivemos em um Estado onde as mulheres têm uma produção imensa e muito forte em várias áreas; são muitas as que se destacam. Por isso, há trabalhos que precisam ser homenageados, como o de Lourdes Ramalho, veterana, uma mestra. Convidamos algumas mestras para que seus trabalhos tenham destaque e até sirvam de referência para os mais novos”, disse o secretário Chico César.
O Festival de Artes de Areia existe desde 1976, mas teve momentos de descontinuidade. Foi retomado em 2011, em reconhecimento à sua importância para as artes e a cultura paraibana, firmando-se como um dos mais importantes festivais do gênero no Nordeste.
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Michele Marques/Portal Midia.Net
Nenhum comentário