Duas termelétricas serão ativadas na Paraíba
Campina Grande e Termoparaíba vão gerar 339,93 megawatts para segurança energética do Nordeste.
Com o acionamento das nove termelétricas, o Ministério espera que a geração de energia pelas termelétricas seja de aproximadamente mil megawatts. Na Paraíba, as termelétricas Campina Grande e Termoparaíba têm potência de geração de 169,08 megawatts e 170,85 megawatts, respectivamente, somando 339,93 megawatts. Ao todo, o Estado possui oito usinas termelétricas, que juntas geram 567,95 megawatts, que corresponde a 88,54% da geração total de energia na Paraíba.Duas termelétricas foram autorizadas a entrar em operação na Paraíba, após decisão do Ministério de Minas e Energia que visa garantir maior segurança energética ao Nordeste. As usinas Campina Grande, da empresa Borborema Energética S.A, e a Termoparaíba, das Centrais Elétricas da Paraíba, estão na lista das nove unidades que serão ligadas em todo o Nordeste. A iniciativa pode resultar no aumento da tarifa de energia para os consumidores, já que a geração nas termelétricas é mais cara do que nas hidrelétricas, pois funcionam à base de combustíveis como óleo e biomassa. O governo, no entanto, não divulgou informações sobre esse impacto na conta de luz.
As outras sete termelétricas reativadas são: Global I e Global II (Bahia), Termocabo e Suape II (Pernambuco), Maracanaú (Ceará), Termonordeste e Jesus Soares Pereira (Rio Grande do Norte). A ativação das termelétricas é temporária, deve durar cerca de 15 dias e será feita enquanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conclui a fiscalização da região onde ocorreu a interrupção de energia na semana passada.
No início de julho, o governo decidiu desligar 34 termelétricas a óleo combustível e a óleo diesel em todo o país que estavam ligadas desde outubro do ano passado, que somam 3,8 mil megawatts. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o custo do acionamento das térmicas no Nordeste será dividido entre todos os consumidores do País.
O blecaute que atingiu a Região Nordeste na semana passada foi ocasionado por uma queimada que acarretou no desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí.
Revista Novo Perfil Oline
Fonte: Nordeste 1
Nenhum comentário