Marlene Almeida abre galeria em Bananeiras-PB
Exposição Copaóba será inaugurada no sábado, 19
A artista plástica Marlene Almeida inaugura sua galeria na cidade natal de Bananeiras, no brejo paraibano, dia 19 próximo, às 11h. O Escritório de Arte Costa e Almeida fica localizado na Estação Bananeiras, um dos lugares históricos mais importantes da cidade. Intitulada Copaóba, a nova exposição de Marlene trará quadros em grandes dimensões na técnica pintura em têmpera. O foco da produção da artista é a natureza, e desta vez, com inspiração na Serra da Copaóba, que visitou recentemente. Seu trabalho é sempre produzido com influências de suas andanças de investigação de cores e texturas do natural.
Nascida em Bananeiras, a inauguração da galeria é um retorno às origens, e dá a cidade o prestígio da artista consagrada com suas obras e suas pesquisas por pigmentos naturais. Seu trabalho é reconhecido no Brasil e no exterior, onde já ministrou diversos cursos. Marlene Almeida tem grande contribuição para as artes na Paraíba: fundou o Centro de Artes Tambiá, promovendo exposições nacionais e internacionais, presidiu a Associação dos Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba, foi uma das fundadoras da Associação Cultural José Marti. Sua produção é intensa em seu ateliê em João Pessoa e, agora, dividindo com a galeria que será inaugurada.
Entre algumas de suas exposições famosas destacamos “Passatempo”, nos anos 1990, “Tempo para o Destino”, em 2012, “Varas de Sombra”. É grande a expectativa para esta exposição “Copaóba”. Ao jornalista Guilherme Cabral, do Jornal A União, Marlene disse: “ A opção pelo uso dos materiais naturais , ou seja, pelos pigmentos da terra, me levou ao contato permanente com uma geografia sempre instigante, misteriosa, e pródiga em cores e beleza. As barreiras, falésias, serras e vales são campos de cor e compõem minha paleta gigante”.
O artista plástica está finalizando um livro sobre as cores da terra brasileira, que deverá ser lançado em breve. Uma pesquisa bastante longa e completa, feita ao longo dos anos, produzido com o apoio da universidade Federal da Paraíba e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ
Quadros em grandes dimensões serão exibidos na inauguração
Nenhum comentário