Nóticias Agora

Morre a cantora Gal Costa, aos 77 anos

 Morreu hoje, aos 77 anos, a cantora Gal Costa (foto). A informação foi confirmada pela assessoria dela. No entanto, a causa da morte é desconhecida até o momento.

Em setembro, a artista passou por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, o que fez com que ela suspendesse apresentações, que estavam com volta programada para dezembro.

Considerada uma das maiores vozes da música brasileira, Maria da Graça Costa Penna Burgo nasceu Salvador, na Bahia, em 26 de setembro de 1945.

Iniciou a carreira no início dos anos 60, quando apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ainda como Maria da Graça, ela lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor. Na década de 70, ela integrou o grupo Doces Bárbaros, ao lado de Maria Bethânia, Gil e Caetano Veloso.

Gal gravou duas músicas do álbum do Tropicália ou Panis et Circencis, em 1968, lançado em parceria com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé. Ainda em 1968, ela ficou em terceiro lugar no 4º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com a música Divino Maravilhoso. Em 1969, ela lançou mais dois álbuns, Gal Costa e Gal, com músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Ao todo, foram quase 60 anos de carreira, com clássicos da MPB como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal” e “Barato total”.




Nenhum comentário