Fenômeno é visto no céu noturno por população da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco
Na noite da última sexta-feira (22), moradores de vários municípios da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco testemunharam um espetáculo celestial que intrigou a população. O que inicialmente parecia ser a queda de meteoros foi esclarecido pelo astrônomo Marlon Tenório, membro da Associação Astronômica de Arcoverde-PE, como resultado da reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre.
O fenômeno, registrado por meio de vídeos compartilhados nas redes sociais da associação, foi particularmente notado no céu de Patos, onde feixes de luz se tornaram visíveis, as regiões da Paraíba como Curimataú, Vale do Piancó e Sertão da Paraíba também tiveram bom visibilidade do fenomeno.
Marlon Tenório explicou que a luminosidade observada correspondia à queima de material proveniente da reentrada na atmosfera de partes de um foguete. O astrônomo enfatizou que, segundo as análises preliminares, não há indícios de que algum fragmento tenha atingido a superfície terrestre, destacando que o corpo do foguete se desintegrou completamente durante o processo.
Em relação a outros avistamentos na região, como o ocorrido em Sergipe, houve divergências nas explicações. Enquanto a Associação Astronômica de Arcoverde-PE atribuiu as luzes ao lixo espacial, a Royal Museums Greenwich sustentou que se tratava de detritos da chuva de meteoros Úrsidas, um evento já previsto.
Até o momento, não há registros de queda de material ou danos associados ao fenômeno, e as autoridades continuam monitorando a situação para fornecer informações adicionais à população.
WSCOM
Nenhum comentário