Gerente é demitido por justa causa depois de dar ração às funcionárias como "presente" de Dia da Mulher
Um representante comercial, que ocupava a função de gerente, foi demitido por justa causa após oferecer ração às funcionárias. A comida canina foi presente pelo Dia Internacional das Mulheres. A decisão foi do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR).
O ex-gerente entrou com uma ação pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício, já que seu contrato era de pessoa jurídica. E isso ele conseguiu, no período de agosto de 2020 a fevereiro de 2021. Porém tentou reverter a demissão por justa causa, mas o Tribunal não concedeu o pedido.
A empresa trouxe como prova um vídeo em que ele aparece entrando na empresa com um pacote de ração para cachorro. Já a testemunha confirmou que o ex-gerente ofereceu aquele pacote de ração como presente pelo Dia Internacional das Mulheres para um grupo de pelo menos 4 funcionárias. “As vítimas compreenderam o ato como insinuação que fossem ‘cadelas’”, consta na decisão de 1º Grau.
“Há a necessidade urgente de se enfrentar hierarquias estruturais que, costumeiramente, destinam à figura feminina um papel marginalizado na sociedade em geral e no próprio ambiente laboral. Tudo isso é reflexo do machismo estrutural, o preconceito contra as mulheres é a causa de atos e condutas discriminatórias de gênero, como a praticada pelo reclamante”, declarou, por fim, o relator em sua
decisão.
Nenhum comentário